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Registros recuperados: 50 | |
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Prochnow,L. I.; Lozani,M. C. B.; Kiehl,J. C.. |
O processo de ensino-aprendizagem deve ser dinâmico, com atualização constante do conteúdo programático da disciplina, procurando adaptá-la às expectativas dos alunos. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar a abordagem que vem sendo utilizada em duas das aulas práticas da disciplina de Fertilidade do Solo, ministrada nos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal da ESALQ/USP. Usou-se o método do estudo em grupo, para discutir os resultados de um experimento, desenvolvido em condições controladas, para avaliar a produção de matéria seca da parte aérea de plantas de milho cultivadas por trinta e cinco dias em amostras da camada de 0 a 20 cm de quinze solos da região de Piracicaba, SP. Como base nas discussões, elaborou-se um questionário, o... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Educação; Didática. |
Ano: 1998 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-06831998000300020 |
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Visbiski, Vivieny Nogueira; Weirich Neto, Pedro Henrique. |
Marginalizados do processo de modernização da agricultura brasileira, os pequenos agricultores foram obrigados a migrar para as cidades. As universidades, centros do saber, não deveriam ficar alheias a este processo de transformação. Neste sentido, a universidade deve buscar subsídios junto a experiências de instituições governamentais ou não, como a Casa Familiar Rural (CFR), instituição de parceria do Estado e de órgãos privados, que procura articular a realidade das comunidades agrícolas com o processo de ensino. Esta utiliza a pedagogia da alternância, onde os alunos permanecem uma semana na CFR e duas na propriedade agrícola. Cada semana na CFR tem tema de interesse regional, escolhidos pela associação das famílias dos alunos. Esta semana é programada... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Casa familiar rural; Educação; Educação rural. |
Ano: 2004 |
URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/5621 |
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RIBEIRO, J. F.; OLIVEIRA, M. C. de; SANTOS, J. C. G. dos; SILVA, M. R. da; HAYES, K. M.; BARROS, C. J. da S.; MARTINS, R. C.; ALMEIDA, S. P. de; AQUINO, F. de G.; MOREIRA, K. L.; ROCHA, F. E. de C.. |
bitstream/CPAC-2009/27666/1/p2006_06.pdf |
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Environments; Nature conservation.; Cerrado; Educação; Ecologia; Meio Ambiente; Preservação da Natureza.; Ecology; Education.. |
Ano: 2006 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/570144 |
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Pontili,Rosangela Maria; Kassouf,Ana Lúcia. |
Diversos trabalhos da literatura econômica têm mostrado a influência da educação na melhoria de renda das pessoas e no desenvolvimento econômico de um país. Entretanto, para melhorar o nível médio de escolaridade de um país é importante elevar a freqüência escolar e garantir à criança o avanço nos estudos. Preocupado com essa questão o Governo Federal brasileiro realizou diversas reformas no sistema educacional, especialmente a partir da década de 1990. Em vista disso, o presente trabalho fez uma análise da influência que variáveis associadas a características pessoais e familiares de uma criança, bem como variáveis de infra-estrutura escolar exercem sobre a freqüência e o atraso escolar no ensino fundamental, comparando-se as áreas urbana e rural, de... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Educação; Meios urbano e rural; Políticas públicas. |
Ano: 2007 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032007000100002 |
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Melo,Raul da Mota Silveira; Duarte,Gisléia Benini. |
O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto do programa de transferência de renda condicionada Bolsa Família sobre a frequência escolar de crianças e adolescentes de cinco a 14 anos na agricultura familiar dos estados de Pernambuco, Ceará, Sergipe e Paraíba. Nessa investigação, o trabalho faz uso de dados primários (pesquisa de campo) e dados secundários (PNAD, 2005) para obter estimativas de propensity score. Os resultados indicam que, de forma geral, o programa eleva a frequência escolar das referidas crianças no intervalo de 5,4 a 5,9 pontos percentuais. Contudo, há importantes diferenças quando se considera meninas e meninos separadamente, sendo o programa eficaz no primeiro caso e ineficaz no segundo. Ou seja, apesar da avaliação positiva para as... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Agricultura familiar; Educação; Bolsa Família. |
Ano: 2010 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032010000300007 |
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Registros recuperados: 50 | |
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