Sabiia Seb
PortuguêsEspañolEnglish
Embrapa
        Busca avançada

Botão Atualizar


Botão Atualizar

Ordenar por: 

RelevânciaAutorTítuloAno

Imprime registros no formato resumido
Registros recuperados: 50
Primeira ... 123 ... Última
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A economia de ser pobre. Infoteca-e
SCHULTZ, T. W..
Erro dos economistas; A terra e superestimada; A qualidade dos agentes humanos e subestimada; Empresários; A inevitabilidade dos desequilíbrios; Conquista na melhoria qualitativa da população; Investimentos na saúde, na educação.
Tipo: Folhetos Palavras-chave: Rural; Agricola; Food; Quality; Alimentação; Alimento; Agricultura; Baixa Renda; Educação; Pobreza; Qualidade; Saúde; Agriculture; Education; Rural poverty; Small farms.
Ano: 1980 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/83628
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Pesquisa agropecuária: novos rumos. Infoteca-e
YEGANIANTZ, L..
Apresentação; A guisa de prefácio; Justiça social, ensino e pesquisa; Pesquisa básica e pesquisa aplicada; Fundamentos sobre sistema de produção; A pesquisa agrícola e a questão social; Pesquisa agropecuária e pequeno produtor; A pesquisa e os ganhos de produtividade em culturas alimentares; Problemática social e pesquisa de milho; Produtividade animal e novas tecnologias; Aspectos socio-econômicos da conservação do solo; Políticas para a agricultura e fertilizantes; Alternativas de controle do bicudo; A importância do investimento na pesquisa agropecuária; Mudanças tecnológicas da agricultura brasileira; Tecnologias brasileiras para o desenvolvimento agrícola, agroindustrial e florestal; Notas sobre a difusão de tecnologia; Tecnologia, iniciativa privada...
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Agropecuaria; Aspecto economico; Aspectos economicos; Brasil; Conferencias; Consumidores; Departamento de Estudos e Pesquisas(Brasilia; Desenvolvimento; DF); Difusao; Discursos; Economia rural; Economic aspect; Economic situation; Economical aspects; Economico; Economy; EMBRAPA; Ensaios; Farming; Fomento; Institucional; Mecanismos; Novas; Operacionalizacao; Perspectiva; Productivity; Produtores; Rural Brasil; Rural economy; Sistema; Tecnologias.; Agricultura; Pecuária; Pesquisa; Análise Econômica; Análise; Economia Agrícola; Educação; Economia; Fertilizante; Modernização; Produtividade; Tecnologia.; Sócio; Agriculture; Agricultural economics; Fertilizers; Research; Technology.; Speech.
Ano: 1985 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1014536
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A infra-estrutura de pesquisa e educação para a agricultura. Infoteca-e
SCHUH, G. E.; ALVES, E. R. de A..
bitstream/item/158380/1/Infra-estrutura-de-pesquisa.pdf
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Agricultura; Agronomia; Ensino Superior; Educação; Extensão Rural; Pesquisa Agrícola..
Ano: 1985 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1067925
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Teste de um modelo de equilíbrio subjetivo na agricultura de subsistência do Brasil. Infoteca-e
ALVES, E. R. de A.; SCHUH, G. E..
bitstream/item/159133/1/Teste-de-um-modelo.pdf
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Agricultura comercial; Modelo econômico.; Agricultura; Agricultura de Subsistência; Educação; Estatística..
Ano: 1985 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1067924
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Education et developpement ecole de Massaroca. Infoteca-e
TONNEAU, J-P..
IPh. TONNEAU s'est rendu au Nordeste Brésil du 25 février 96 au 07 mars 96. La mission avait pour objectif Ia programmation des activités de I'école rurale, dans le cadre de Ia coopération décentralisée menée entre l'Association Serra/Seranne et le Comité des Agriculteurs de Massaroca. Le rapport présente le contexte de Ia mission, les choix pédagogiques qui ont présidé à Ia programmation des activités scolaires et extra-scolaires, le contenu du séminaire.
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Escola rural; Cooperação francesa; Desenvolvimento rural; Educação; Formação Profissional; Rural development.
Ano: 1996 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/134586
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Aplicação da teoria do construtivismo no ensino de fertilidade do solo Rev. Bras. Ciênc. Solo
Prochnow,L. I.; Lozani,M. C. B.; Kiehl,J. C..
O processo de ensino-aprendizagem deve ser dinâmico, com atualização constante do conteúdo programático da disciplina, procurando adaptá-la às expectativas dos alunos. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar a abordagem que vem sendo utilizada em duas das aulas práticas da disciplina de Fertilidade do Solo, ministrada nos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal da ESALQ/USP. Usou-se o método do estudo em grupo, para discutir os resultados de um experimento, desenvolvido em condições controladas, para avaliar a produção de matéria seca da parte aérea de plantas de milho cultivadas por trinta e cinco dias em amostras da camada de 0 a 20 cm de quinze solos da região de Piracicaba, SP. Como base nas discussões, elaborou-se um questionário, o...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Educação; Didática.
Ano: 1998 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-06831998000300020
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Estágio de complementação educacional e bolsa de fomento à pesquisa: normas da Embrapa Cerrados (2000). Infoteca-e
FARIAS, J. M. de S. (Org.)..
bitstream/CPAC-2010/3774/1/doc-17.pdf
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Training.; Educação; Pesquisa; Recurso Humano; Treinamento.; Education; Human resources; Research..
Ano: 2000 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/546761
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Educação Ambiental ajuda produtor a recuperar Matas de Galeria no Brasil Central. Infoteca-e
RIBEIRO, J. F; REZENDE, R. P..
bitstream/CPAC-2010/21277/1/art-014.pdf
Tipo: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E) Palavras-chave: Riparian vegetation; Environments; Central region; Região Central; Brasil.; Cerrado; Educação; Mata Ciliar; Meio Ambiente.; Brazil; Education..
Ano: 2001 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/564846
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
CASA FAMILIAR RURAL: UMA ESCOLA DIFERENTE ExtensaoRural
Visbiski, Vivieny Nogueira; Weirich Neto, Pedro Henrique.
Marginalizados do processo de modernização da agricultura brasileira, os pequenos agricultores foram obrigados a migrar para as cidades. As universidades, centros do saber, não deveriam ficar alheias a este processo de transformação. Neste sentido, a universidade deve buscar subsídios junto a experiências de instituições governamentais ou não, como a Casa Familiar Rural (CFR), instituição de parceria do Estado e de órgãos privados, que procura articular a realidade das comunidades agrícolas com o processo de ensino. Esta utiliza a pedagogia da alternância, onde os alunos permanecem uma semana na CFR e duas na propriedade agrícola. Cada semana na CFR tem tema de interesse regional, escolhidos pela associação das famílias dos alunos. Esta semana é programada...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Casa familiar rural; Educação; Educação rural.
Ano: 2004 URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/5621
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
EMBRAPA e Escola. Infoteca-e
bitstream/item/35836/1/Embrapa-escola.pdf
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Ciência.; Educação; Pesquisa; Tecnologia..
Ano: 2006 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/490655
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Educação ambiental para a gestão de recursos hídricos em escolas rurais de Planaltina, Distrito Federal. Infoteca-e
COSER, T. R.; PARRON, L. M.; MADALENA, J. O..
bitstream/CPAC-2009/27682/1/p2006_22.pdf
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Environments.; Cerrado; Educação; Meio Ambiente; Recurso Hídrico.; Education; Water resources..
Ano: 2006 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/565837
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Dimensão social do conhecimento. Infoteca-e
SUAIDEN, E. J.; OLIVEIRA, C. L..
Quando é que uma sociedade progride? Existe progresso quando as condições de vida dos indivíduos melhoram, quando se avança no desenvolvimento humano. A resposta parece óbvia. No entanto, durante muito tempo foram confundidos indicadores abstratos, que escondem desigualdades e apresentam apenas resultados quantitativos, com o bem-estar das pessoas, o que implica uma avaliação mais profunda na qual os aspectos qualitativos são retratados.
Tipo: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Informação; Conhecimento; Inclusão social; Brasil; Educação.
Ano: 2006 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/120392
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Educação ambiental e conservação do bioma cerrado: valoração e uso sustentável. Infoteca-e
RIBEIRO, J. F.; OLIVEIRA, M. C. de; SANTOS, J. C. G. dos; SILVA, M. R. da; HAYES, K. M.; BARROS, C. J. da S.; MARTINS, R. C.; ALMEIDA, S. P. de; AQUINO, F. de G.; MOREIRA, K. L.; ROCHA, F. E. de C..
bitstream/CPAC-2009/27666/1/p2006_06.pdf
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Environments; Nature conservation.; Cerrado; Educação; Ecologia; Meio Ambiente; Preservação da Natureza.; Ecology; Education..
Ano: 2006 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/570144
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Fatores que afetam a freqüência e o atraso escolar, nos meios urbano e rural, de São Paulo e Pernambuco Rev. Econ. Sociol. Rural
Pontili,Rosangela Maria; Kassouf,Ana Lúcia.
Diversos trabalhos da literatura econômica têm mostrado a influência da educação na melhoria de renda das pessoas e no desenvolvimento econômico de um país. Entretanto, para melhorar o nível médio de escolaridade de um país é importante elevar a freqüência escolar e garantir à criança o avanço nos estudos. Preocupado com essa questão o Governo Federal brasileiro realizou diversas reformas no sistema educacional, especialmente a partir da década de 1990. Em vista disso, o presente trabalho fez uma análise da influência que variáveis associadas a características pessoais e familiares de uma criança, bem como variáveis de infra-estrutura escolar exercem sobre a freqüência e o atraso escolar no ensino fundamental, comparando-se as áreas urbana e rural, de...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Educação; Meios urbano e rural; Políticas públicas.
Ano: 2007 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032007000100002
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Condições de crédito no Brasil rural Rev. Econ. Sociol. Rural
Assunção,Juliano; Chein,Flávia.
Este artigo documenta as condições de crédito das famílias que vivem em áreas rurais no Brasil. A análise é feita em duas etapas. Primeiro, utilizamos uma abordagem indireta onde o racionamento de crédito é associado à importância da riqueza para as decisões das famílias, através dos microdados dos Censos Demográficos de 1991 e 2000. Em seguida, utilizamos informações sobre crédito formal. Nossos resultados sugerem que (i) há fortes indícios de racionamento de crédito; (ii) há grande dispersão regional desse racionamento; e (iii) as condições de crédito das famílias rurais não guardam relação direta com o montante de crédito formal.
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Desenvolvimento rural; Racionamento de crédito; Educação.
Ano: 2007 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032007000200006
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Saberes ambientais dos trabalhadores rurais no assentamento Darcy Ribeiro: um estudo de caso. Infoteca-e
SANTOS, G. D. dos; SOARES, M. J. N..
bitstream/CPATC-2009-09/20205/1/f_07_2008.pdf
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Educação; Meio Ambiente..
Ano: 2008 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/372624
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Mamíferos e aves como instrumentos de educação e conservação ambiental em corredores de biodiversidade do Cerrado, Brasil Mastozool. neotrop.
Benites,Maristela; Mamede,Simone B..
Este trabalho pretende atender a uma das propostas sugeridas no Planejamento Participativo de Educação Ambiental dos municípios do Corredor de Biodiversidade Emas-Taquari, um projeto integrado ao Corredor Cerrado-Pantanal. O Corredor de Biodiversidade Emas-Taquari, localizado na região de Cerrado, abrange 8 municipios, e suas áreas núcleo são o Parque Nacional das Emas e o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari. A comunidade representada nas oficinas de planejamento solicitou cursos, treinamentos e orientação sobre os mamíferos e aves existentes na região. Foi assim que se criaram os Grupos de Observação de Biodiversidade (GOB) com os seguintes objetivos: ajudar a comunidade a conhecer, reconhecer e valorizar as espécies nativas de aves e mamíferos,...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Biodiversidade; Conservação; Corredor de Emas-Taquari; Educação.
Ano: 2008 URL: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0327-93832008000200013
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
DESIGUALDADE ENTRE RICOS E POBRES NO ACESSO À EDUCAÇÃO NO BRASIL RURAL E URBANO AgEcon
Ney, Marlon Gomes; Carvalho, Ailton Mota De; Souza, Paulo Marcelo de.
Estudos destacam a existência de um forte efeito da desigualdade de oportunidade educacional na reprodução do elevado nível de desigualdade de renda no Brasil. Neste artigo, é analisada a desigualdade de oportunidade educacional no meio rural e urbano, utilizando um modelo de aquisição de educação que define graficamente a proporção de jovens em domicílios pobres, intermediários e ricos que completou cada nível de escolaridade. Os resultados revelam que as dificuldades para a democratização do acesso ao ensino são bem maiores no meio rural, onde a evasão escolar dos jovens pobres é muito mais rápida no ensino fundamental do que nas áreas urbanas.---------------------------------------------Several studies in Brazil show a strong effect of educational...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Educação; Desigualdade de oportunidade; Meio rural; Meio urbano; Education; Inequality of opportunity; Rural areas; Urban areas; Brazil; Labor and Human Capital.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/110016
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Programa Embrapa e escola: projeto Embrapa na tua escola. Infoteca-e
GONZAGA, S. S.; LUCAS, M. A. K.; LOBATO, B. R..
Embrapa; Embrapa Pecuária Sul; O que é ciência; Projeto Alto Camaquã / Marcos Borba e José Pedro Pereira Trindade; Conservação e caracterização de germoplasma de espécies forrageiras nativas do Bioma Pampa / Ana Cristina Mazzocato; Programa de pesquisa-desenvolvimento em pecuária de leite no Noroeste do Rio Grande do Sul / Gustavo Martins da Silva.
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Ciência.; Educação; Tecnologia..
Ano: 2009 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/854113
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Impacto do Programa Bolsa Família sobre a frequência escolar: o caso da agricultura familiar no Nordeste do Brasil Rev. Econ. Sociol. Rural
Melo,Raul da Mota Silveira; Duarte,Gisléia Benini.
O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto do programa de transferência de renda condicionada Bolsa Família sobre a frequência escolar de crianças e adolescentes de cinco a 14 anos na agricultura familiar dos estados de Pernambuco, Ceará, Sergipe e Paraíba. Nessa investigação, o trabalho faz uso de dados primários (pesquisa de campo) e dados secundários (PNAD, 2005) para obter estimativas de propensity score. Os resultados indicam que, de forma geral, o programa eleva a frequência escolar das referidas crianças no intervalo de 5,4 a 5,9 pontos percentuais. Contudo, há importantes diferenças quando se considera meninas e meninos separadamente, sendo o programa eficaz no primeiro caso e ineficaz no segundo. Ou seja, apesar da avaliação positiva para as...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Agricultura familiar; Educação; Bolsa Família.
Ano: 2010 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032010000300007
Registros recuperados: 50
Primeira ... 123 ... Última
 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área restrita

Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3448-4890 / 3448-4891 SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional